sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Programação da semana de 29/10 a 02/11

E aí galera que curte o Radar!

Aí vai a programação da semana que vem, que tem muito Radar na Feira do Livro de Porto Alegre. Todo dia vai rolar entradas ao vivo direto da Praça da Alfândega, com entrevistas com o pessoal que faz a feira acontecer. Fica ligado nas atrações musicais da semana:

29/10 - Segunda-feira - A estréia da banda de new metal Neuro Ruptura.

30/10 - Terça-feira - O punk rock dos lendários Replicantes.

31/10 - Quarta-feira - É dia de hard rock com Rosa Tattoada.

1°/11 - Quinta-feira - O pop rock da Foxy Lady.

02/11 - Sexta-feira - No Feriado um especial com os melhores momentos das últimas semanas.

Sua opinião é muito importante pra nós! Aproveite esse espaço para fazer críticas e sugestões.

A programação está sujeita a alterações.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Radar agora com reprise!

Lembrando que agora o Radar vai ser reprisado nas madrugadas de segunda a sexta.

Segunda, terça, quinta e sexta: 1h10

Quarta: 1h30

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Programação da Semana - 22 a 26/10

E aí galera que curte o Radar! Aí vai a programação da semana!

22/10 - Segunda-feira - Uma entrevista com a Dra. Marilina Bercini sobre o surto de rubéola em Porto Alegre. No palco do Radar, a banda Sem Etiqueta. A dica de livro de Marcelo Noah e uma matéria sobre a cobertura da 2ª etapa do campeonato Element de skate.

23/10 - Terça-feira - Você sabe que impostos você paga e pra onde vai esse dinheiro? Fique sabendo! Os comentários do mundo da música com o jornalista José Fernando. Na pérola de arquivo: Caio Fernando Abreu . E no palco, o reggae da Chimarruts.

24/10 - Quarta-feira - Uma entrevista sobre política internacional. No som, Cléber e o seu folk e nas pick-ups, os Warriors of Sound.

25/10 - Quinta-feira - Um papo sobre mercado literário com Lu Vilela. Taranatiriça na pérola de arquivo e o hard-rock da Jaques e os Esqueletos.

26/10 - Sexta-feira - Entradas direto da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre e o som da banda Real Sociedade.


Sua opinião é muito importante pra nós! Aproveite esse espaço para fazer críticas e sugestões.

A programação está sujeita a alterações.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Eles podem processar você...

Você costuma fazer download e compartilhar músicas na internet, usando programas como Soulseek, e-mule, Kazaa? Pois você pode ser obrigado a pagar uma indenização milionária para aquele setor da indústria que simplesmente detestou esta história de democratização da cultura através da internet: as grandes gravadoras.

Recentemente a americana Jammie Thomas foi condenada a pagar 222 mil dólares às empresas Sony BMG, Arista Records LLC, Interscope Records, UMG Recordings, Capitol Records e Warner Bros. Records. O motivo da multa, que eqivale a cerca de 400 mil reais, e o fato de Jammie ter baixado algumas músicas no Kazaa, o mesmo "crime" que você comete na sua casa.

Parece que as majors estão querendo recuperar a grana que ganhavam antigamente através de pessoas humildes como Jammie Thomas, uma mãe solteira que ganha pouco. A atitude das empresas reflete o desespero de quem costumava ganhar quantias vultuosas em cima de discos e cds, e que viram seu império ruir por causa da pirataria e da distribuição de música online.

Enquanto os grandes conglomerados fonográficos queimam o filme processando cidadãos comuns (atitude essa que acaba não tendo nehum resultado efetivo, uma vez que milhares de pessoas ao redor do mundo continuam baixando o cd da Madonna sem sentir nehuma pena dos pobres executivos), pessoas um pouco mais inteligentes e atualizadas encontram uma maneira de democratizar a música e garantir o pagamento dos artistas: é o caso da Trama Virtual, que conta com um sistema de download remunerado através de patrocinadores.

Nessa luta entre gravadoras e Internet, os peixes pequenos são as gravadoras, que por maior que sejam não vão conseguir vencer o pluralismo da rede e perdem cada vez mais clientes e artistas. Os próprios cantores e bandas estão cansando do oligopólio fonográfico e cada vez mais aderem ao mercado independente.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Programação da Semana - 15 a 19/10

E aí galera que curte o Radar! Aí vai a programação da semana!

15/10 - Segunda-feira - Uma entrevista com a jornalista Alice Urbin. Ela fala sobre o Input 2007, que mostra as melhores produções de TV do mundo. Uma conversa com o escritor Paulo Scott, que lança o livro "Ainda Orangotangos". No palco do Radar, a banda pelotense Água de Melissa, que lança o DVD "Uns Rock".

16/10 - Terça-feira - Uma conversa com o Delegado Jardim, que fala sobre a ameaça dos skinheads em Porto Alegre. Wander Wildner faz um acústico e o metal da Magician.

17/10 - Quarta-feira - Uma entrevista sobre os 10 anos do Jornal da Universidade, publicação da UFRGS. A banda Brisocks de Santa Maria. Na dica de DVD, "A Dama de Xangai" de Orson Welles.

18/10 - Quinta-feira - O comentarista Bola 7 fala sobre internet e tecnologia. Uma entrevista com a produtora Luciana Tomasi, que lança o livro "Um Spa na Índia". E ainda: o rock'n'roll dos Herméticos.

19/10 - Sexta-feira - Um papo sobre a tragédia do Rio dos Sinos, em que morreram toneladas de peixes num dos maiores desastres ambientais do RS. Na dica de DVD, o documentário "Vinícius". Uma reportagem com o músico e produtor Fredi Endres, o DJ Chernobyl, que fala do seu novo projeto, o Chernobyl Brothers. Os meninos da Stratopumas lançando seu primeiro videoclipe, "Bem-vindo à América" No palco do Radar o hardcore da Attrack.

Sua opinião é muito importante pra nós! Aproveite esse espaço para fazer críticas e sugestões.

A programação está sujeita a alterações.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

FESTA DO RADAR!!


Transmitido ao vivo de segunda à sexta, das 18h às 19h, pela TVE/RS, o RADAR é um espaço consagrado para divulgação dos novos talentos do rock independente do RS e do Brasil. Há 15 anos no ar, o programa recentemente passou de 30 minutos para uma hora de duração, ganhando mais tempo para reflexão e abordagem crítica de assuntos do interesse dos jovens. Com novas vinhetas e cenário repaginado, o RADAR também é retransmitido para Brasília, através de parceira com a TV Nacional, do Distrito Federal.

E pra comemorar todas essas mudanças, acontece a festa anual do RADAR, em clima de confraternização entre músicos, telespectadores e a produção do programa. É na próxima quinta, dia 11 de outubro, a partir das 22h no Bar Ocidente (João Teles esquina Osvaldo Aranha). Show com três novos talentos do rock gaúcho: FANTOMÁTICOS, APANHADOR SÓ e LOCOMOTORES. Depois dos shows, discotecagem do apresentador Leo Felipe, da produtora do programa Cherry Paulie e do programador da FM Cultura Zé Fernando.

O quê? FESTA DO PROGRAMA RADAR
Shows com: FANTOMÁTICOS,APANHADOR SÓ e LOCOMOTORES
Quando?
Quinta, 11/10, às 22h
Onde? Bar Ocidente (João Teles esquina Osvaldo Aranha)
Quanto? R$15 (valendo uma cerveja)*

*A entrada de menores só será permitida com o acompanhamento dos pais ou responsáveis


Programação da Semana - 8/10 a 12/10

E aí galera que curte o Radar! Aí vai a programação da semana!

08/10 Segunda - Tem a estréia da banda FAPO e um papo com a professora Ingrid Kuchenbecker e alunos do Colégio Aplicação, eles falam de seu trabalho premiado no projeto Educarede. Cláudio Levitan e Edgar Vasques lançam o livro Tangos e Tragédias em Quadrinhos. Na vídeo reportagem, um balanço da Feira do livro de São Leopoldo.

09/10 Terça - De terça a quinta as atrações da festa do Radar se apresentam no programa. A primeira é a Apanhador Só com sua mistura de rock e MPB. Tem também o som Zen-acústico da Mandala de Lótus. O jornalista Cristiano Zanella conversa sobre cinema e seu livro The End, sobre o fim dos cinemas de calçada em Porto Alegre. O músico Nei Lisboa vem falar sobre seu novo livro É Foch!

10/10 Quarta - O rock classudo dos Locomotores, um bate papo com a cantora Alexandra Scott e um acústico com a banda Ponto de Equilíbrio. O jornalista Júlio Oliveira vem falar sobre o 2º Congresso brasileiro de Jornalismo Ambiental.

11/10 Quinta - NO DIA DA FESTA DO RADAR, os Fantomáticos fazem um som ao vivo aqui noestúdio. Tem também um acústico em clima de sambarock com o cantor Xandele.

12/10 Sexta - No feriado você reve a apresentação da Pública aqui no Radar e ainda, os poetas Mário Pirata e Sidnei Schneider falam sobre o Porto Poesia, iniciativa que reúne poetas em palestras, oficinas e debates.

Sua opinião é muito importante pra nós! Aproveite esse espaço para fazer críticas e sugestões.

A programação está sujeita a alterações!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Festa do Radar!

A festa anual do Radar vai acontecer no dia 11 de outubro, véspera de feriado, com show de três das bandas mais legais da cena indie porto-alegrense. Ingressos a 15 reais valendo uma cerveja. Mas atenção: menor de idade não entra! Esperamos por vocês!