terça-feira, 16 de outubro de 2007

Eles podem processar você...

Você costuma fazer download e compartilhar músicas na internet, usando programas como Soulseek, e-mule, Kazaa? Pois você pode ser obrigado a pagar uma indenização milionária para aquele setor da indústria que simplesmente detestou esta história de democratização da cultura através da internet: as grandes gravadoras.

Recentemente a americana Jammie Thomas foi condenada a pagar 222 mil dólares às empresas Sony BMG, Arista Records LLC, Interscope Records, UMG Recordings, Capitol Records e Warner Bros. Records. O motivo da multa, que eqivale a cerca de 400 mil reais, e o fato de Jammie ter baixado algumas músicas no Kazaa, o mesmo "crime" que você comete na sua casa.

Parece que as majors estão querendo recuperar a grana que ganhavam antigamente através de pessoas humildes como Jammie Thomas, uma mãe solteira que ganha pouco. A atitude das empresas reflete o desespero de quem costumava ganhar quantias vultuosas em cima de discos e cds, e que viram seu império ruir por causa da pirataria e da distribuição de música online.

Enquanto os grandes conglomerados fonográficos queimam o filme processando cidadãos comuns (atitude essa que acaba não tendo nehum resultado efetivo, uma vez que milhares de pessoas ao redor do mundo continuam baixando o cd da Madonna sem sentir nehuma pena dos pobres executivos), pessoas um pouco mais inteligentes e atualizadas encontram uma maneira de democratizar a música e garantir o pagamento dos artistas: é o caso da Trama Virtual, que conta com um sistema de download remunerado através de patrocinadores.

Nessa luta entre gravadoras e Internet, os peixes pequenos são as gravadoras, que por maior que sejam não vão conseguir vencer o pluralismo da rede e perdem cada vez mais clientes e artistas. Os próprios cantores e bandas estão cansando do oligopólio fonográfico e cada vez mais aderem ao mercado independente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero mais é que as grandes gravadoras se explodam(Pra não dizer uma outra palavra que começa com a letra "F" e termina com a letra "M".)Lembrem-se crianças "As grandes corporações da música destroem a cultura do seu país.

Márcio Fernandes disse...

É só o último suspiro das gravadoras.Elas estão todas morrendo, adios...já vão tarde.

Anônimo disse...

concordo plenamente, chega de monopólio já que vivemos em uma "democracia" nada mais justo, já que o preço de alguns cds são absurdos,e algumas pessoas não tem como comprar ,afinal de contas todos tem direito à cultura,e se ñ é por bem ... tem q ser pirateando,baixando músicas, etc.(ñ estou dizendo q sou a favor totalmente da pirataria)!!!!!!