sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Invasão Sueca

Acontece nesse final de semana em Recife o festival No Ar Coquetel Molotov. O festival de música traz em 2007 o grupo francês Nouvelle Vague, o supercult projeto Prefuse 73, do produtor americano de electrorockhiphop Scott Herren, a bombada e internacional cantora brasileira Cibelle. Do Brasil, estão escalados para o No Ar Coquetel Molotov os grupos Vamoz! (PE), Supercordas (RJ), Wado (AL) e Volver (PE). O No Ar embute ainda em sua programação a terceira parte do projeto Invasão Sueca, que traz bandas escandinavas para tocar no Brasil.
No mundo indie pop atual, a cena musical da Suécia impressiona não apenas pela quantidade dos novos grupos emergentes, como também pela qualidade de sua produção. Visando aproximar o público brasileiro desta nova música que vem sendo reconhecida e elogiada pelo público do mundo inteiro, surgiu a Invasão Sueca, uma iniciativa do coletivo musical Coquetel Molotov e do governo da Suécia, através do Swedish Institute.

Em dezembro de 2006, o Brasil presenciou a primeira edição da turnê Invasão Sueca, conferindo de perto três dos mais aclamados grupos da safra indie pop sueca: Hell On Wheels, Jens Lekman e El Perro Del Mar. As três bandas participaram de uma turnê conjunta que passou pelas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Em junho de 2007, a Invasão Sueca trouxe pela primeira vez ao Brasil o cantor/compositor José González. A turnê passou por São Paulo, Curitiba e Santiago/Chile.

Como todo ano, a programação do No Ar Coquetel Molotov respinga para outras cidades brasileiras. Vem aí os grupos Love Is All, Suburban Kids with Biblical Names e a cantora Hello Saferide. As bandas da Invasão Sueca pulam de Recife para Porto Alegre, iniciando um giro que percorrerá também Curitiba e São Paulo.

Agora uma parte da Invasão Sueca desembarca em Porto Alegre, com o Hello Saferide. Por trás do nome Hello Saferide existe a compositora sueca Annika Norlin. Ela escreve música desde pequena, mas guardava suas composições apenas para ela, até gravar Highschool Stalker, uma música sobre uma jovem garota que passar a perseguir o menino por quem ela é apaixonada, e que virou um hit virtual instantaneamente. Hello Saferide imediatamente conseguiu um contrato com a gravadora Razzia Records, em 1995, e gravou o seu primeiro single My Best Friend. Não demorou para as rádios suecas tocarem as suas músicas. No mesmo ano, ela lançou o seu debut Introducing... Hello Saferide, ganhando a atenção da mídia especializada de todo o mundo.

Em 2007, Norlin lançou um disco completo em sueco intitulado Säkert. O Hello Saferide pode ser conferido em http://www.myspace.com/saferide.
A cantora Hello Saferide toca domingo dia 16 a partir das 5 da tarde no Átrio do Santander Cultural. Os ingressos ao preço de R$ 10,00 para o show no Átrio já podem ser adquiridos na bilheteria do Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028. A entrada para o show é pela Rua Siqueira Campos, 1125.

A gente confere o clipe super bacana da moça, My Best Friend.



Já que as outras bandas da Invasão Sueca não vão passar por aqui, vamos conferir os clipes delas.O primeiro é o clipe da Subarban Kids With Biblical Names e o segundo o da Love Is All.




Nenhum comentário: