quarta-feira, 8 de agosto de 2007

As barraqueiras do Reino Unido


No final dos anos 90 as Spice Girls começaram a agitar a Inglaterra e o resto do mundo com a proposta Girl Power. A moral era provar que todas as mulheres, desde as mais angelicais como Emma Bunton até as mais atrevidas como Geri Halliwell, ou sofisticadas (e peruas) como Victoria Beckham eram independentes e poderosas. A revolução comportamental que as moças pregavam nunca foi muito além de divulgar com que idade tiveram a primeira relação sexual, apoiar o homossexualismo ou usar sapatos de plataforma e roupas extravagantes. As letras do grupo variavam entre o cuidadosamente polêmico e as baladas românticas que se encaixavam nos sonhos de qualquer adolescente.

Mas o espírito de "meninas malvadas" se desenvolveu e ganhou corpo e voz em duas novas cantoras britânicas: Lily Allen, com seu pop atrevido e Amy Winehouse, que se influencia muito no soul e tem um vozerão digno de uma diva da black music americana. Essas vão muito além do feminismo de mercado das Spice Girls, que pregavam o "faça o que você quiser" mas sempre fugiram de escândalos.

Lily e Amy adoram um barraco, a começar pelas canções. Lily Allen não poupa palavrões em suas letras e propõe uma vingança cruel no clipe de Smile, na música ldn a mocinha fala de suas caminhadas sob o sol londrino depois de ter sua carteira apreendida por direção perigosa. A mocinha teve que cancelar algumas apresentações porque andava bebendo demais, foi presa em junho desse ano, depois de brigar com um fotógrafo em uma boate de Londres e teve sua entrada negada nos Estados Unidos no início dessa semana.

Já Amy Winehouse é conhecida por ser uma bebedora pesada e por ter um estilo bem Tim Maia: vive dando bolo em shows.A fama de furona é tanta que os fãs chegam a apostar se ela vai aparecer ou não. Em julho passado Amy subiu ao palco de uma casa de shows na Cornuália, cantou duas músicas, saiu do palco, e depois voltou dando tapas em seu próprio rosto e batendo com o microfone na cabeça. Quanto as letras, nem se fala, em um dos seus maiores sucessos Rehab, Amy conta como se recusou a ir para uma clínica de reabilitação "They tried to make me go rehab, but I won't go go go", diz a musíca.

As novas cantoras britânicas resolveram bater no liquidificador as boas vendagens das Spice Girls, algumas pirações à Keith Richards, composições sofisticadas, bom-humor e, claro, uma boa dose de whisky. Abaixo o sucesso Rehab de Amy Winehouse:



Fotos: Spice Girls (esquerda) e Lily Allen.

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisa se informar mais as spice girls tiveram sim seus escadalos ,porem fora do grupo na fase solo tirando a Emma as outras sempre estiveram metidas em polemicas que envolve anorexia a bixessualidade por exemplo Geri em 2001 declarou "penso que sou um homem preso num corpo feminino sem o membro viril" por ai vai.