segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Vídeo do dia: Os Novos Baianos

Apesar de não pertencerem ao 'grupo fundador" do tropicalismo, os Novos Baianos incorporaram as tendências do movimento, lançando trabalhos pra lá de tropicalistas. Eles misturavam as referências nordestinas com influências de Jimi Hendrix, tango, chorinho e bossa nova.

O grupo era formado por Luiz Dias Galvão, Morais Moreira , Paulinho Boca e Baby do Brasil - na época Baby Consuelo - que tinha apenas 17 anos. Eles lançaram o primeiro disco em 69, já com a "cara" tropicalista. Em 71 eles deixaram a Bahia e foram morar no Rio de Janeiro, onde conheceram João Gilberto. O ícone da Bossa Nova chegou a passar um tempo com os Novos Baianos no apartamento em que eles viviam. Uma das brincadeiras favoritas dos fãs da banda é imagiunar como teria sido essa temporada de João com os malucões da Bahia.

O segundo disco dos baianos teve uma influência clara do bossanovista. Acabou Chorare é um dos discos mais importantes da música brasileira. São desse álbum hits como Preta, pretinha e Besta é Tú. Eles incoporaram, nessa época um subgrupo chamado A Cor do Som, formado por Pepeu Gomes, Jorginho Gomes, Dadi e José Roberto Martins Macedo e Bolacha. Esse acréscimo deu um gás na cozinha do grupo.

Os Novos Baianos se dissolveram em 1979, depois de oito álbuns, mas eles voltaram a se reunir para um show em 1987 e novamente em 1997, quando lançaram Infinito Circular, registro com antigas e novas composições. No vídeo do dia a música Brasil Pandeiro, música do compositor nordestino Assis Valente, que está no clássico Acabou Chorare.

Nenhum comentário: