quarta-feira, 18 de julho de 2007

Dos covers às paródias

Tão velhos quanto a música POP são os covers. A maioria dos garotos que sonham em ter uma grande banda de rock começa tocando as suas músicas favoritas, e só depois de algum tempo é que os pretensos rock stars se arriscam a tocar faixas próprias. Mesmo bandas e cantores consagrados fazem um coverzinho de vez em quando, como os Rolling Stones que gravaram o clássico "Like a Rolling Stone" de Bob Dylan ou o Nirvana, que emplacou "The man who sold the world" de David Bowie.

Mas tem alguns músicos que se amarram tanto em uma banda ou em algumas músicas que fazem cover a vida toda. Você já deve ter ouvido falar dos Beats, banda Argentina que faz turnês vestindo os terninhos pretos e cantando as músicas dos Beatles.

E tem ainda um pessoal que além de curtir muito uma banda, tem bom humor de sobra. Essa galera às vezes faz bandas paródia, muitas vezes misturando seus ídolos. O grupo Beatallica canta músicas dos Beatles, só que o vocalista, Jaymz Lennfield, tem a voz muito parecida com a do James Hetfield do Metallica e os riffs metaleiros tomam conta das canções dos besouros. O Beatallica caiu nas graças do público e acabou de lançar um disco, chamado “Sgt. Hetfield’s Motorbreath Pub band”. Confere aí a versão dos caras para "I saw her stading there", que na versão deles virou "I saw her trashing there".



O Dread Zeppelin já fez turnês pelo mundo, fazendo uma salada bizarra de covers: Led Zeppelin, em ritmo de reggae, sendo que o vocalista canta e se veste que nem o Elvis Presley e adota o nome artístico "Tortelvis". As versões, digamos "inusitadas" foram aprovadas por Robert Plant, vocalista do lendário grupo.



E Robert Plant aprovou, além da versão regueira, uma versão feminina de sua banda, as Lez Zeppelin. Sim, quatro moças de Nova York se reuniram para cantar alguns hits como "Whole lotta love" e "Stairway to heaven" e acabaram fazendo sucesso com isso, tanto que acabam de lançar um disco, que leva o nome da banda. O álbum "Lez Zeppelin" conta com a produção do engenheiro de som Eddie Kramer, envolvido também nos trabalhos do Led original.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho o Hayseed Dixie genial. Os caras tocam covers do AC/DC em ritmo country.