sexta-feira, 20 de julho de 2007

Jornalismo Instigativo

por Domício Grillo
www.corja.net
A galera que curte o Radar muitas vezes deve se perguntar ao final de algumas matérias "mas o que o Domício, quiz dizer com esta matéria?" a idéia é essa mesmo. A mídia esta cheia de idéias fechadas: isso é certo, isso é errado, é bom, é ruim. Quem de vocês passou procuração pra alguém dizer o que é melhor ou pior pra você? Informar não é manipular, subjugar o pensamento dos outros, programar, robotizar.
Informar é mais que levar os fatos até o telespectador. É fazer com que ele pense no que está assistindo. A televisão é uma mídia muito legal, a internet também está se tornando uma. Não precisamos deixar de ver tv, precisamos assistir tv de um jeito diferente. Chega de respostas, chega de certezas. Dê espaço para as duvidas. Duvide de tudo e de todos. Duvide da TVE. Duvide do Radar. Duvide de mim.
A internet é uma ferramenta maravilhosa pare de acreditar no google e no wikipedia. Pesquise de verdade, mais de uma fonte. Chegue a uma opinião e a publique. Deixe de "achar" e de base para seus pensamentos. Leia. Talvez sóbre menos tempo para ver televisão. Mas nós aguentamos.
Este é o joranlismo instigativo, ou mais ou menos isso. Por que nem eu tenho certeza do que é esse maldito termo que inventei pra conceituar minhas matérias. Também não sei se inventei alguma coisa. Desde quando falar o que se pensa e externar o que se sente é uma nova invenção. Isso já rola há muito tempo, talvez você não saiba por estar dando atenção às pessoas erradas. Quem são essas pessoas? Você precisa descobrir? Quem sou eu pra dizer o que é certo e o que é errado pra você.
É isso aí, se deixe guiar por suas dúvidas e por sua curiosidade, e nunca despreze totalmente a opinião dos outros por mais diferente da sua que ela seja. Ou não. O que eu quis dizer com isso?

Nenhum comentário: