terça-feira, 10 de julho de 2007

Vídeo do Dia: Igudesman and Joo

Aleksey Igudesman e Richard Hyung-ki Joo são dois músicos experientes que formaram uma dupla capaz de agitar a platéia com uma mistura de música erudita, música popular e muito bom humor.

Aleksey Igudesman é russo, nascido em São Petersburgo e é conhecido internacionalmente como compositor, comediante e condutor. Na dupla ele toca violino.

Richard Hyung-ki Joo nasceu na Inglaterra e é filho de sul-coreanos. Ele é pianista e já tocou em diversas orquestras como a filarmônica de Londres.

Os dois se conheceram aos 12 anos quando eram pupilos da escola de música Yehudi Menuhin , e desde então mantém uma parceria musical. Durante a carreira eles tocaram em outros grupos e trabalharam com diferentes maestros, mas mantiveram o sonho de levar a música erudita para audiências maiores.

Por volta de 2004 eles realizaram o sonho com o espetáculo "A Little Nightmare Music" e desde então eles vem rodando a Europa. Um dos momentos altos do espetáculo é a interpretação com violino e piano da música "I will survive" de Gloria Gaynor, em que Igudesman toca violino com uma batedeira manual.



Diante do espetáculo deles é difícil não lembrar de uma outra dupla que teve uma idéia bem parecida e lançou o espetáculo "Tangos e Tragédias" em 1984: os gaúchos Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky que encarnam os sbornianos Kraunus Sang, que toca violino e o maestro Plestkaya que toca acordeom. Comparem:




A mistura de instrumentos clássicos e bom humor deu certo. Para conhecer melhor os trabalhos das duas duplas vale apena acessar as páginas:

Igudesman and Joo

Tangos e Tragédias

Nenhum comentário: