terça-feira, 10 de julho de 2007

Plágios na música POP


A cantora canadense Avril Lavigne foi recentemente acusada de plágio na sua música "Girlfriend". O grupo dos anos 70 "The Rubinoos" disse que Avril "roubou" a idéia da canção "I want to be your boyfriend", de 1979. Avril diz que sequer ouviu a música e que "Girlfriend" foi escrita por ela e Luke Gottwald.

Como escândalo pouco é bobagem, já surgiu outra acusação de plágio pra cima da loirinha: Peaches, uma cantora de eletroclash canadense diz que os 20 segundos iniciais da música "I don't have to try" são iguais à música "I'm the kinda", lançada em 2003.
Avril nega sempre, mas o caso remete a vários outros da música Pop. A revista Bizz fez um podcast em julho de 2006 reunindo alguns célebres casos de plágio. Colocamos aí os casos escolhidos pela Bizz, e vocês podem escutar o podcast da revista, que conta com trechos das músicas.

1-Jorge Ben acusou Rod Stewart de plagiar a canção "Taj Mahal", lançada pelo brasileiro em 1973. Rod falou que a melodia de "Do you think I'm sexy" foi feita pelo seu bateirista. Jorge ganhou a ação e a coautoria, mas não levou nenhum tostão, pois Rod doou os direitos da música para UNICEF.

2- O Led Zeppelin é acusado de plagiar várias músicas, mas os caso mais famoso foi o plágio da música "You need Loving" do grupo Small Faces. Na a versão do Led virou "Whole Lotta Love"

3- A banda Deep Purple passou a mão na canção do grupo Blues Magoos. A música "Black Night" que abriu o disco "Deep Purple n' Rock", lançado em 1970 é na verdade uma versão de "We Ain’t Got Nothin’ Yet", da banda americana.

4- James Brown, compositor que sempre dizia que era copiado pelos outros, copiou David Bowie. O riff da música "Fame", feita em parceria com Carlos Alomar e inspirada por Jonh Lennos virou "Hot, I need to be loved, loved, loved" no vozeirão de Brown. David Bowie se disse honrado ao ser imitado pelo cara mais imitado do mundo e que ele mesmo vivia tentando imitar no palco.

E você, conhece algum caso de plágio musical?

Nenhum comentário: